Neste domingo, o Flamengo viu-se na situação incomum de ocupar a última posição no Campeonato Carioca, amargando a base tanto do Grupo B quanto da competição inteira. Com uma estratégica decisão de entrar nas primeiras rodadas com seu time sub-20, o Rubro-Negro colheu apenas um ponto em três jogos, uma realidade que atualmente o coloca em confronto direto com a perspectiva de rebaixamento.
O cenário desafiador vem após a derrota de 3 a 0 para o Volta Redonda na segunda rodada, deixando o Flamengo na situação precária de ser o único com tal pontuação mínima, apesar de ter disputado um jogo a mais que alguns de seus concorrentes. O regulamento do Campeonato Carioca de 2026 delineia claramente o destino dos times de menor sucesso em seus respectivos grupos: aqueles com as piores performances serão relegados ao quadrangular do descenso, onde a competição se intensifica em dois turnos de jogos todos contra todos. Ao final das seis partidas, a equipe com o menor número de pontos será rebaixada para a Série A2, aumentando as apostas para o Flamengo em sua luta para permanecer na elite do campeonato estadual.
Em um torneio que dividiu seus participantes em dois grupos de seis times, a posição atual do Flamengo reflete um começo de temporada que desvia significativamente de suas realizações habituais. A decisão de focar na juventude para as rodadas iniciais derivou do término extenuante da temporada anterior, que viu o time principal encerrar suas atividades em 17 de dezembro após uma derrota nos pênaltis para o PSG na final do Intercontinental. Com jogos ainda pela frente contra adversários tradicionais como Vasco, Fluminense e Sampaio Corrêa, resta ao Flamengo uma chance de recuperar o terreno perdido e afastar o espectro do rebaixamento com a promessa de seus jovens talentos.