A dança dos contratos entre São Paulo e Porto ganhou novos passos nesta semana, com a definição da extensão do empréstimo de João Moreira. O jovem lateral-direito de 21 anos, que teve sua rotina de jogo interrompida por uma lesão na coxa em agosto, viu seu vínculo com o clube português, inicialmente previsto para se encerrar no último dia do ano, ser estendido até o final de junho de 2023.
Moreira, que se juntou à equipe B do Porto no começo deste ano, deixou sua marca em 12 partidas, anotando um gol. Seu desempenho na primeira metade do ano foi promissor, levantando especulações sobre uma possível promoção para o time principal antes de ser temporariamente barrado pela lesão.
O período pré-lesão do atleta em terras brasileiras foi um tanto desafiador, com questões físicas prejudicando sua consolidação na equipe principal do São Paulo. Sob a gestão de Hernán Crespo, o clube parecia direcionar suas escolhas para outros nomes na posição de lateral-direito, contando com Cédric Soares e Maik, enquanto Maílton recentemente seguiu para o Fortaleza por empréstimo.
A permanência de Moreira no Porto mantém a cláusula pré-estabelecida que permite ao clube português adquirir 50% dos direitos do jogador por um valor fixado em 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 12,9 milhões), com o São Paulo retendo uma participação de 40% nos direitos do atleta.
Originário da renomada academia de Cotia, João Moreira já disputou 27 jogos pela equipe profissional do São Paulo, onde também marcou um gol. O jogador, cujo contrato com o clube paulista se estende até meados de 2027, continua a sua trajetória no futebol português com esperanças renovadas de superar desafios e alcançar novos patamares em sua carreira.